Acordar cedo, trabalhar dobrado, correr atrás da condução, fila de banco, salário minguado, almoço pelo jantar, sapato furado. Situações comuns na vida de muitos brasileiros, que lutam todos os dias por algo muitas vezes simples, como a sobrevivência. Um esforço muitas vezes sobre-humano para tão pouca retribuição.
Muitas vezes esforçam-se de forma honrada, buscando bons objetivos. Assim, tudo que alcançam é quase perfeito e geralmente duradouro. O que vem de modo fácil, e quase sempre ilícito, não é o tipo de conquista que perdura. Na maioria dos casos, leva o indivíduo para situações constragedoras, trágicas e infelizes.
Uma frase simples como a do título mostra que só existe uma maneira de alcançar qualquer objetivo: esforçando-se. Não conheço ninguém que realmente valha a pena que tenha alcançado algo de bom na vida de forma preguiçosa, desleixada e relapsa.
Já ouvi várias vezes o ditado: "Sem sacrifícios não há benefícios". É uma realidade imutável. Sacrifício significa também esforço, e dos grandes.
Portanto, lembremo-nos sempre de que, se quisermos obter algo de real valor, devemos trabalhar duro, suar a camisa e não desistir na primeira barreira. Deus sempre recompensa o esforço.
PS.: Agradeço a perseverança de uma nova amiga em manter essa frase em seu messenger. Keca, obrigado pela idéia do blog de hoje.